Noticias
Regionais
Nacionais
Arquivadas
Artigos
 
Desporto
Classificação
Calendário
Jornadas
Arquivo
 
Lazer
Anedotas
Adivinhas
Passatempos
Curiosidades
Efemérides
Cartoons
Breves
 
Cultura
Poemas
Crónicas
Poesia
Teatro
 
Opinião
Fórum Discussão
Livro de Visitas
Registos
Recados
Quadro Mensagens
 
Informações
Telefones Úteis
Classificados
Ligações
Taxis
 
Empresas
Construção
Serviços
Comercio
Indústria
 
Eventos
Festas
Feiras
Exposições
Adic. Evento
 
Saúde
Farmácias
 
Turismo
Galeria Fotográfica
História
Lugares
Alojamento
Comer&Beber
 
Utilidades
Gravata
 
Equipa
Contactos
Colaboradores
Agradecimentos
Apoios
Publicidade
Sites
 
Autarquias
 
Actualizações
 
Mapa do Site
 
S. Aloj. Sites
 

 

CULTURA

O ti António da Moita ou a Educação Sexual - Por Jorge Santos
 (http://pagina.de/apoios-educativos )

 

 

O ti António da Moita ou a Educação Sexual

Muito sinceramente e sem querer ofender ninguém, a forma como muita gente aborda a educação sexual às crianças de 6, 7, 8 anos dá-me vontade de rir! Continua a falar-se das abelhas, das flores, das sementinhas, enfim... uma enorme lista de paliativos que, obviamente, não educa nem ensina.

Não vou discutir qual a melhor forma de abordar o tema. Quero apenas lembrar que, nas escolas da maior parte das nossas vilas e aldeias, um miúdo de 5 anos já viu centenas de vezes a mãe ou o pai levarem a chiba ao chibo, já viu o varrão ir lá à pocilga cobrir a porca, já viu as galadelas na capoeira e até já viu, pelo menos aqui na zona litoral, as vacas a serem inseminadas artificialmente. Além disso, penso que todos vocês conhecem a enorme capacidade de "gravação" que a miudagem tem face às conversas que ouve em casa!

Só para ajudar a alguma reflexão que achem por bem fazer, deixo-vos com duas situações verdadeiras cujos protagonistas são crianças do 1º Ciclo.

1ª Situação: Uma escola de aldeia numa zona pejada de vacarias. Todos os miúdos conhecem a velhinha Renault 4L do veterinário que, frequentemente, passa junto aos muros da escola. Também sabem que ele vai proceder à inseminação artificial das vacas. Assim, cada vez que a carrinha aparece ao longe e é hora de recreio, a miudagem corre para o muro e, no momento exacto em que a brigada veterinária passa junto à Escola, gritam em coro com a precisão de jograis bem ensaiados: " Ó boi!".

2ª Situação: No quadro da escola está um desenho de um personagem que foi, durante alguns anos, o ídolo da pequenada: Vickie, o pequeno vicking. Se bem se lembram era um cachopelho com um capacete vicking ornado com os adereços típicos da época e da tribo: Um par de chifres. A professora faz um desafio simples à imaginação da pequenada: "Está aqui o Vickie. Escrevam o que quiserem sobre ele.". Passo a transcrever (para facilidade de leitura corrigi os erros ortográficos) a composição do Márcio:

" O Vickie é como o ti António da Moita que tem cornos na cabeça porque quando ele estava no Luxemburgo apanharam a mulher dele com o ti João da Várzea e foi no palheiro do meu padrinho e o meu pai diz que o ti António tem que entrar pelo portão do pátio porque agora não cabe na porta da casa dele."

Pois.... agora contem-lhes a história das abelhinhas e das sementinhas!

O ti António da Moita ou a Educação Sexual - Por Jorge Santos -  (http://pagina.de/apoios-educativos)

 
| Site criado e alojado por: Pedro Ferraz
| Copyright © 2000-2001 -
Gandarez.com - All Rights Reserved - Todos os Direitos Reservados |