Euclides Cavaco, nasceu no concelho de Mira, distrito de Coimbra na década de 40. Muito jovem ainda, escolheu Lisboa para viver e estudar, onde completou o curso geral dos liceus e posteriormente frequentou os estudos superiores.

Durante os seus anos académicos, escreveu poesia, publicando periódicamente alguns poemas, nos jornais da época, que lhe valeram um meritoso prémio, no extinto Diário Popular de Lisboa.

Aspirava publicar um livro, mas por razões económicas, não foi então possível fazê-lo.

Na década de 60, parte para Angola, onde efectua o seu primeiro contacto oficial com a Rádio Clube de Moçâmedes, tendo ali estagiado como locutor da rádio.

Regressado a Lisboa, foi convidado a dirigir e ensaiar um grupo cénico da Capital, responsabilidade que assumiu durante vários anos, levando à cena muitíssimas obras de teatro, que marcaram grande parte da sua vida.

Profundamente fascinado pela rádio, colaborou com frequência em diversas aparições radiofónicas, e paralelamente em representações teatrais e casas de fado, onde fazia apresentações e declamava simultaneamente os seus poemas.

Foi talvez no FADO, que encontrou a sua Inspiração maior, pois apesar de não o saber cantar, escreve-o e declama-o com grande estro poético, continuando a ser uma das suas grandes paixões.

Em 1970, num impulso de aventura, optou pelo Canadá, radicando-se em London Ontário, onde conclui o curso de formação profissional de administração e gestão, e alcança o estatuto de empresário, tornando-se uma figura de destaque, muito respeitada nas sociedades Portuguesa e Canadiana.

Das muitas iniciativas e actividades que levaram o toque de Euclides Cavaco, destaca-se o programa de televisão, de nome genérico, Nostalgia Portuguesa, durante a década de 70.

Em 1981, lança-se no empreendimento do programa de rádio, VOZ DA AMIZADE, empenhado na divulgação da língua e cultura portuguesa no Canadá, do qual ainda hoje é director e cujo programa sob a sua responsabi- lidade continua a ser, um excelente veículo da comunicação social, de apoio aos nossos compatriotas.

Desde sempre se envolveu com frequência, na organização e apresentação de espectáculos de FADO e outras festas de destaque. Exímio ensaidor cénico e brilhante MC, tem merecido os mais distintos comentários, ao longo de 30 anos de carreira, graciosamente servindo a Sociedade Portuguesa.

Euclides Cavaco, continua a escrever poesia, duma forma muito peculiar, deixando transparecer nos seus poemas a terna magia da sua profunda inspiração.

É autor de diversas rubricas de poesia publicadas em conceituados jornais e revistas, assinando também, o momento de poesia, no programa radiofónico, Voz da Amizade, e recitando-a paralelamente em diversos espectáculos.

O seu género poético tem merecido a admiração e o interesse de intérpretes do fado, da canção e das baladas, que gravaram muitos dos seus trabalhos e outros que estão a ser gravados presentemente. Nos seus projectos estão a gravação dum CD com récitas de poemas seus, após o lançamento deste seu livro de poesia PEDAÇOS DO MEUS PAÍS.

Gonçalo Baptista Martins 
Deputado da Assembleia da República

 

| Site criado por: Pedro Ferraz e alojado em www.Gandarez.com  | 
| Copyright © 2000 - Gandarez.com - All Rights Reserved - Todos os Direitos Reservados |